domingo, 6 de dezembro de 2009

Maratona de Lisboa

Missão Cumprida...

Pois é amigos, o objectivo de 2009 foi cumprido. A maratona foi percorrida em 3h59m59s... Este tempo foi registado no meu relógio pelo que admito que contenha um errozito ;)

Mas vamos por partes:

O dia começou às 7h15 com o habitual pequeno almoço (Duas torradas de Pão Alemão, Um Sumo de Manga+Laranja+Maca+Caldo Verde e ainda um café. Às 8h15 sai de casa até ao local da partida. O tempo estava mau e por isso a escolha do equipamento foi dificil, optei então pelo tradicional calção e camisola dos pernas...

O nervoso era muito e a falta de rapaziada conhecida dificultou muito as coias. Relembro que haviam 900 atletas estrangeiros de 59 nacionalidades diferentes (Notável). Na partida olhei para o lado e lá estavam os já habituais atletas ds Run for Fun ( Abraço para eles ). Depois de um minuto de silêncio em homenagem a um jornalista, ouvi uma voz ao meu lado que me disse boa sorte, logo de seguida apertou-me a mão e disse-me vou para as 4h-4h30m ao que eu respondi: Então vamos andar muito perto. Depois acrescentei é a minha primeira ao que ele respondeu é a minha 215... é verdade aquele homem na casa dos 60 já correu 215 Maratonas...

A partida foi dada e seguimos todos colados uns aos outros, a emoção era muita. O ambiente é de sonho e todos ali sabiamos o que nos esperava (eu nem por isso mas já la vamos) parece que existe uma enorme cumplicidade entre todos e temos a certeza de que se algo correr mal alguem olhará por nós, esse sentimento tranquilizou-me muito. Aqui e ali ouviam-se gargalhadas e o ambiente era óptimo (em contras-te com o tempo que era miserável). Ao km 7 lá vi uma cara conhecida, o Paulo Campos corria junto à Bandeira das 4h. Foi muito importante ver algem conhecido. Fiz companhia ao Paulo durante 2 km mas depois tive de continuar para não perder o ritmo. À passagem dos 10 lá estava o Pedro Ribeiro a aplaudir e dar apoio, mais uma vez ganhei aquele nitro extra. A corrida foi-se desenrolando muito bem até que ao km 19 tive a pior decisão de toda aprova.
Como me sentia muito bem, decidi passar a bandeira das 4h o que se passa é que à chegada do km 26 o vento era fortissimo e como corria sozinho não tinha onde me abrigar, para alem do facto de ter corrido esses 7 km completamente sozinho e que me enfraqueceu muito. Resultado tive de esperar pelos 20 atletas que seguiam junto à bandeira das 4h para me abrigar.
Bem mas o erro tinha sido cometido e sabia que ia pagar isso da pior maneira. A passagem do km 30 foi terrivel, estava-me a sentir mal as dores eram muitas e estava sozinho! Posso dizer que entre os 30 km e os 35 km me lembro de muito pouco. Lembro-me de uma ambulância passar por mim para socorrer um atleta e lembro-me de ver muitos atletas a começarem a parar e dois a deitarem-se no chão. Nessa altura já ninguem fala e alguns corredores já vão meio curvados.

Ao km 37, penso eu, passou por mim um atleta dos Pernas, chamou-me e deu-me apoio. Não sei quem era mas agradeço. Posso dizer que ver passar por mim um Pernas a aplaudir e adar incentivo como me acordou do estado Zen em que corria. Nessa altura levantei a cabeça e pensei o pior já passou agora já só faltam 5 km (mais uma vez enganei-me). Nessa mesma altura passa por mim o Tiago Bossa Dionisio que me deu imenso incentivo e me disse: Vais fazer um optimo tempo ainda estás bem dentro das 3h. Com esse recado limitei-me a dar tudo e a seguir na passada dele. Na subida para chelas aconselhou-me a usar os braços e a coisa correu muito bem. Depois entrámos na avenida ... e aí é que as coisas se complicaram. Nessa altura quase todos os atletas iam a passo (lembro-me de ter pasado por uns bons 50 atletas). Depois veio a subida das Estados Unidos da América e aí o meu corpo já não reagia... Lembro-me de entrar no estádio muito mal fisicamente e de apenas ter forças para levantar os braços à chegada.

Quando cheguei tinha o apoio do Calado, do Limas da Joana e do grande Zé Luis que infelizmente foi traído por uma Gripe. Nessa altura em que parei comecei a sentir-me muito mal, tonturas e pasmos pelo corpo todo. Estava cheio de frio e doía-me tudo... Foi nessa altura que percebi que não me tinha preparado bem para fazer aquele tempo... Depois lembro-me de ter dito uma parvoice como Não volto a fazer uma Maratona... Como é óbvio mal cheguei a casa fui ver quando é a próxima :)

Bem em mau Português aqui fica o meu relato da Maratona...

Abraço a Todos e Obrigado pelos incentivos ao Longo da Prova...

5 comentários:

  1. Parabéns meu caro! Admiro imenso essa coragem e tenacidade!
    Obrigado ainda pelos ensinamentos, graças a eles consegui hoje fazer uma prova que considero (para mim) exemplar e voltei a ganhar a confiança e gosto pela coisa. Bem hajas e abraço.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Grande Cumbre: PARABÉNS! Estás lá, passaste para o outro lado e agora pertences ao restrito grupo dos que já fizeram uma Maratona. Espero poder fazer o mesmo em breve mas agora aproveitando os teus conselhos.

    Parabéns a todos os restantes Pernas de Gafanhoto (parabéns aos "estafetas" pelo excelente tempo).

    Aguardo as fotos e classificações oficiais.

    Next Stop: São Silvestre

    ResponderEliminar
  4. Tempo brutal do Cumbre! Ainda ontem estava eu sentado nas bancadas a pensar que o rapaz faria um tempo a rondar as 4h20min e eis que ainda não tinha dobrado as quadro horas, lá aparece ele na pista de tartan. O feito é ainda mais relevante tendo em conta a parte final do percursos (últimos 5km, sempre a subir).

    ResponderEliminar
  5. Um abraço do quarto elemento da estafeta Pernas de Gafanhoto! Foi bom ver um colega de equipa a meio do meu percurso.
    A última parte do percurso era, de facto, arrasadora! Ainda por cima o vento contra durante toda a subida tornava-a ainda mais difícil.
    Abraço

    ResponderEliminar