quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Meia Maratona de Viana do Castelo (21 km) - Relato

O Pedro Pinto de Sousa deixou um excelente relato da Meia Maratona de Viana do Castelo!

"Quando em Outubro concluímos a corrida de Santiago de Compostela encontrámos no final da prova a “anónima” Manuela Machado a distribuir simpatia e… convites / panfletos da prova-rainha de estrada em Viana do Castelo, da qual é madrinha, tendo-lhe dito que sim, estaríamos presentes!


“Promessa é dívida” e apesar dos poucos quilómetros nas sapatilhas desde a maratona (no meu caso, não mais do que 13 em treino e uma média de cerca de 25 por semana, e o Luís Matos até parou 3 semanas muito recentemente) seria um bom treino em todo o caso quer para mim quer para o Luís.
Prova muito participada a atestar o crescimento da prática do desporto.
Partida junto ao navio-escola Gil Eanes,10 km para lá pela via rápida de acesso a Viana e depois pela estrada nacional que segue para Leste próximo do rio Lima, e regresso pelo mesmo percurso, mais uns pozinhos a circundar a zona de partida para cumprir a distância oficial.
Tempo agradável, depois do frio e chuva na véspera tivemos cerca de 10 graus e sol durante toda a corrida.
Palavra para o público vianense, bastante quer nas bermas da estrada nacional a incentivar, e sobretudo no centro de Viana do Castelo. 
No meu caso ritmo moderado até meio da prova, tentei ser mais agressivo à viragem aos 10km e acelerei mas aos 12/13 km senti que não tinha endurance muscular pois tive pequenos sinais de ameaça de cãibra, que só sentira (e felizmente controlara) na primeira maratona que corri. Felizmente o caso não se agravou demasiado até final. Na segunda metade também o Luís acusou a ausência forçada da estrada nas últimas semanas mas ainda assim melhorou o registo do ano passado em 8 minutos. Atendendo ao “timing” da prova e treino recente os tempos até nem foram maus. 
Última palavra para os preços de inscrição. Numa altura em que muitos procuram aproveitar a “febre” para esticar os preços para além do razoável (caso do Porto que vive um quase-monopólio na organização de eventos e onde uma corrida de 10km começa a ter preços de 20 Eur de inscrição!) a organização manteve o preço de inscrição em 7.50 Euros
Aqui a Norte alinhava-se qual a maratona que se Deus quiser iremos correr esta Primavera, neste momento a razão prática inclina-nos para a Corunha a 27 de Abril (interessados? se sim digam-me alguma coisa por email pedrobps at gmail.com ou via Facebook, as inscrições a preço de 28 Eur terminam a 27 de Janeiro) mas ainda estamos abertos. Até lá, veremos que outras competições abraçar, mas pelo menos no meu caso o desporto continua por outras paragens (sobretudo bicicleta e algum ginásio) e menos quilómetros nas sapatilhas pelo menos até final de Fevereiro."

Sem comentários:

Enviar um comentário