terça-feira, 29 de abril de 2014

Maratona de Madrid (42 km) - Tempos e relato

Os Pernas de Gafanhoto reuniram um pequeno contingente e foram a Madrid para participar nos 42 km da Rock n´Roll Maraton Madrid.

A hora de início da prova foi a ideal, 9h da manhã, e tempo estava bom para correr: temperatura amêna, sem vento e um sol ligeiro. A essa hora partiram também os ateltas da meia Maratona (21 km) que fizeram parte do percurso com os maratonistas. Meia hora antes tinha sido a vez dos atletas da prova de 10 km.

A organização anunciou antecipadamente que o percurso tinha sido alterado para um traçado mais fácil, com menos inclinação, para que fossem batidos recordes, mas isso apenas nos deixa a pensar qual seria o percurso anterior para ser ainda mais difícil que o actual - de carro pode não parecer mas Madrid é toda a "subir e descer" e isso sente-se bem nas pernas. Com uma subida longa de início e outra bastante íngreme por volta do km 36, e com muito poucas partes planas pelo meio, esta é uma prova que, para a distância, está longe de ser fácil.

O público demorou um pouco a aparecer nas ruas (a "movida" obriga a deitar tarde :)) mas a partir de metade da prova começaram a assistir-se a alguns banhos de multidão. O primeiro dos quais, nas Portas do Sol, causava arrepios tal era o entusiasmo. Apesar de haver menos público que noutros grandes palcos da prova rainha (e.g. Berlim, Londres, Nova York), os espanhóis compensam com entusiasmo - foi impressionante o apoio aos atletas, mesmo após algumas horas o público continuava a apoiar cada um dos maratonistas como se fosse o primeiro a passar! (e esse apoio vale ouro quando já se vai com mais de 3h de corrida nas pernas e aparece uma rampa para "escalar").
Uma palavra também para a "claque" dos Pernas de Gafanhoto, que cantou por Portugal ao km 17 e que deu o empurrão final já perto da meta.

A prestação da equipa foi brilhante, com os 4 atletas a terminarem a prova abaixo das 4 horas, com 3 recordes pessoais na distância e com muita animação no fim da prova, que até deu para alguns gritos de "campeones" junto à meta.


Quase tão brilhante foi o merecido almoço de domingo, que serviu para compensar as "privações" da véspera e o esforço da prova - um chuletton de proporções épicas, acompanhado por uns pimentos que fizeram esquecer todas as subidas da prova (momentaneamente, enquanto os joelhos ainda não doiam :)).

Sem comentários:

Enviar um comentário