sexta-feira, 23 de maio de 2014

Meia Maratona do Douro Vinhateiro (21 km) - Tempos e relato

Os Pernas de Gafanhoto estiveram numa prova espectacular, que teve um relato à medida feito pelo Pedro!


"Rotinada a treinar nas margens da foz duriense, a delegação nortenha dos Pernas de Gafanhoto subiu o rio para competir nesta que se apresenta como a “mais bela meia-maratona do Mundo”, nas margens do Douro Vinhateiro.
Apesar de pré-convocados, o Miguel Aroso e o Nuno Campo não puderam estar presentes por motivo de lesão.
Estreia neste percurso quer para mim quer para o Luís Matos. Grande afluência e algum engarrafamento na partida: os corredores alinhariam na estação da Régua para breve percurso de comboio fretado até à barragem (ou não fosse a EDP, como habitualmente, o grande patrocinador do evento), poucos quilómetros rio acima do Peso da Régua, começando a prova junto à barragem, no sentido da subida do rio, na margem esquerda, com um retorno cerca do quilómetro 8, para regressar fazendo 12 km rio abaixo para atravessar a ponte para a margem direita ao quilómetro 20, entrando no Peso da Régua. Não sei se fui claro. :)

Prova marcada pela boa-disposição e espírito de convivência, que começou logo pela positiva, com direito a meia garrafa de Porto branco na entrega dos dorsais.
Alegadamente haveria vinho fino nos reabastecimentos, mas não o avistei!

Em prova que se antecipava calorosa, o recente treino de longa distância fez a meia-distância parecer mais acessível e pessoalmente tive boas sensações, as melhores nesta distância par da que corri no triatlo de Caminha no ano passado. Contente neste caso pelo esforço e sobretudo por ter gerido o calor (algum, embora não extremo) que tem sido o meu maior adversário nas distâncias longas. As minhas regras eram simples: um gole de água a cada quilómetro (um pouco mais que isso na segunda metade), um cubo de marmelada a cada reabastecimento (5 em 5 km), altura em que aproveitava também para despejar água pela cabeça. Com uma leve brisa na marginal, algumas sombras ao longo do percurso e um outro chuveiro dos bombeiros locais para refrescar, geriu-se. Globalmente, prova corrida de trás para a frente e em progressão, terminei com 1h42 e seguramente em “split” negativo, não sei em quanto pois corri sem relógio, que preferi emprestar na partida ao...

nosso amigo Pedro Ribeiro, verdadeiro destaque da competição já que terminou a prova quase a baixar da mítica barreira das 3 horas (… sim, à meia-maratona!)…. 3h01. Está apto a fazê-lo em breve, até porque ainda parou um cafezinho na praça da Estação da Régua à passagem do quilómetro 20! Pelo espírito teve direito ao 1º lugar!
O Luís não correu como esperava. Tinha treinado bem nas últimas semanas, mas parece que o treino nos últimos dias associado ao exagero na refeição pré-prova e à escassa hidratação face à temperatura ambiente, condenaram a prova dele desde início. Contava andar próximo da 1h45, mas acabou por fazer quase 1h55, sempre em esforço. Foi pena porque não aproveitou para saborear a corrida e a companhia dos quase 3000 participantes, foi uma corrida sofrida.

Boa organização, não faltaram líquidos antes, durante e depois… a memória de uma recente competição, creio que em 2011, em que os reabastecimentos ficaram sem água deve ter estado viva nos organizadores.

Próxima presença prevista na corrida de S. João no Porto e espero ainda participar na Eco Marathon de Lisboa no dia 21 de Junho, prova que no ano passado senti que não tinha treino para fazer, espero ultimar a preparação para a completar este ano, veremos em que distância. :)
 O Luís deverá estar já no dia 8 de Junho na Figueira, repetindo a participação de 2013, numa prova que deve ser uma vez mais uma boa ocasião para reunir os elementos da equipa."

Sem comentários:

Enviar um comentário